quarta-feira, 10 de junho de 2009

ÔMEGA FYAH!




Sista DanZi I E Sista Dina Lopes (Associação Cultural Nova Flor) Falam sobre o trabalho realizado pela a Associação, mulheres Rasta e Não Rasta perante a Sociedade,Educação e o Movimento Omega na Bahia.



Cultura Rasta: O que é a Associação Cultural nova Flor?

Sista Dina: A Associação Cultural Nova Flor é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 8 de março de 2006, voltada para o consolidação do Movimento Rastafari enquanto movimento sócio-cultural, politico, filosofico e espiritual. Na construção da cidadania através de práticas educativas, culturais e sociais. Disponibilizando para a sociedade informações dignas sobre a história da África, facilitando o acesso a mesma e contribuindo para elevação na auto-estima da comunidade afro-descendente.

Culturasta:
Como as irmãs vêem as mulheres Rastas e não Rastas perante a sociedade?



Sista DanZi :
Não é o que sai de nossas bocas que diz quem somos. E sim nossas ações. Toda mulher deve meditar no que Jah nos deixou como diretriz, como guia. E não podemos dormir no ponto, pois a mulher é um grande alvo de babilônia, pois a todo tempo é tentada, não somente pela vaidade, mas principalmente pela vaidade. Rastafári leva para a mulher o feeling de virtuosidade e garra.


Sista Dina:
Nós mulheres, em geral, somos seres “construídos” por uma sociedade (babilônica) que nos impõe comportamentos e hábitos que não condiz com os verdadeiros ensinamentos. Esses comportamentos precisam ser abolidos de nossas vidas e verdadeiramente precisamos incorporar os comportamentos que condiz com os propósitos que RASTAFARI tem para nossas vidas.


Cultura Rasta:
Fale um pouco sobre o MOVIMENTO Omega NA BAHIA. Como esta a força por aê? E gostaria que comentassem se as atividades que desenvolvem, como o Mulher em Foco por exemplo, se tem contribuído para que as demais mulheres enxerguem Rastafari como uma vivência saudável, de muitas lutas e muitas conquistas também. Com relação ao que a sociedade impõe a mulher.


Sista DanZi:
Bem, o Mulher em Foco é um momento importante para por em pauta e discutir a cerca da realidade da Mulher. A tarefa não é tão fácil, até mesmo porque vivemos em uma cidade extremamente caricatural , Salvador, onde o preconceito é muito praticado ainda.Muitos aqui ainda não sabem o que é Rastafári, muito menos quem é e como é a Mulher Rastafári.Observamos também como a música (?!) pagode vem escravizando as meninas e mulheres, incentivando-as a serem vulgares.
Muitas crianças aqui não têm mais comportamento de crianças. Pularam essa fase.
A mulher Rastafári é capaz de mudar isso com a educação divina.


Sista Dina:
O movimento Omega aqui em Salvador - BA tem como finalidade informar as mulheres em geral acerca de RASTAFARI como movimento e também como Religião. Para que através dessas informações aquelas que não são Rastas tenham a necessidade de torna-se uma mulher Rasta (com o pensamento original).Temos uma parceria com o Projeto Omega Nyabinghi, do Rio de Janeiro, onde procuramos estar coesos em relação aos ensinamentos.


Cultura Rasta:
Hoje vemos que muitas crianças estão se desviando dos estudos, pois vemos que a babilônia tende a 'piorar' de uma certa forma a educação, não somente ' nas comunidades mais carentes', mas tambem nas comunidades com mais recursos, criando muitas coisas e levando-as para as ruas.Vejo que não são somente as crianças, vejo também muitos adultos desinformados, sem estrutura, e isso acaba afetando diretamente as crianças.Como nós Rastas podemos ajudar em relação a essa situação? Esperando que eles compreendem qual é a verdadeira educação.


Sista Dina:
Rastafari é consciencia social também, partindo deste princípio precisamos ter consciência e passar consciência para as pessoas dos seus diretos, principalmente o direito a uma educação de qualidade para todas (os). Nós Rastafaris precisamos exigir do Estado essa educação.


Sista DanZi:
Muitas crianças e adolescentes nas ruas, sem nada fazer, aprendendo o que não presta. Mas não é culpa deles. É simplesmente algo que faz parte da estrutura de babilônia. E este sistema governa tudo de forma desumana para que os pretos e pobres continuem na mesma situação.Todo InI que alcançar um bom nível de consciência, tem como dever instruir nossos irmãos.


Cultura Rasta:
O que mais se vê por aqui são pessoas falando do que é ser Rasta, de quem é ou não é Selassie I, ou então perguntas a cerca dos símbolos Rastas, que sempre se repetem, e que são vazias, pois não possuem conteúdo.Com tudo isso acerca do Movimento Rastafari gostaria de saber, como as Irmãs vêem o Rastafari nos tempos de hoje?


Sista DanZi:
Essas dúvidas e questionamentos sempre irão existir, mas existem coisas que são extremamente necessárias para aniquilar as dúvidas. É preciso estudar e recuperar o tempo em que perdemos sendo educados (deseducados) pela estrutura acadêmica de babilônia.É preciso conhecer a história da Nossa Mãe África-Etiópia, ler a Bíblia e meditar sempre.InI precisa estar firme e centralizado em JAH . Diretamente conectados.


Sista Dina:
Irmã está escrito que até os escolhidos se fosse possível seriam enganados (as). Precisamos ter consciência da nossa missão aqui na terra e observarmos os sinais que Rastafari está emanando. Essas coisas irão acontecer, pois assim está escrito (MAKTUB).
Eu particularmente vejo essas coisas como sinais para que nossa fé cresça mais e para que nós fiquemos mais atentas, pois o movimento Rastafari está mais do que nunca firmando suas bases para esperar o grande dia, que é a queda da babilônia.

Cultura Rasta: Agradeço pela oportunidade de compartilhar os conheçimentos com as Irmãs. JAH RastafarI.


Sista Dina: Selassie InI

Sista DanZi:
Saudações da Bahia para todos os Pretos e Pretas na Diáspora em território brasileiro.

Amor sem fim. Jah RastafarI!

RETIRADO DO BLOG "CULTURA RASTA"

Jah Abençoa*




Um comentário:

Anônimo disse...

Pensei que não existisse comunidades assim no Brasil,lindo,paz,amor,liberdade de expressão,gostaria de viver assim por favor manda o endereço da comunidade rasta,obrigado RASTAFARAI!